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Marketing na Harmonização Orofacial: Como se destacar dos concorrentes

O marketing visa estudar o mercado e trazer possibilidades de planejamento com foco em resultados. Especificamente na Odontologia, o marketing foca na qualidade do serviço oferecido.

Na especialização de Harmonização Facial existe não somente o mercado odontológico, mas um mercado com alta competitividade e com movimentação de 7 bilhões de reais anualmente: o da beleza.  

A aplicação de técnicas de Marketing de Resultados podem te ajudar a se destacar em um mercado crescente como este. Neste artigo você irá entender como utilizar o marketing para sua clínica se sobressair..

Boa leitura!

1. Entendendo o marketing aplicado à HOF

2. Mercado de beleza e a concorrência 

3. Primeiros passos para aplicar o marketing de resultados

4. CFO e visão Jurídica 

5. Conclusão

1. Entendendo o marketing aplica à HOF

Primeiramente é importante entender que o marketing é uma ferramenta que deve ser utilizada junto ao Código de Ética Odontológico. Ele chegou no mercado de odontologia para contribuir e trazer a possibilidade de crescimento, além de agregar valor aos serviços.

Na Especialidade de Estética e Harmonização Facial é necessário entender os desejos e necessidades do público alvo e mostrar os serviços oferecidos, sempre trabalhando a comunicação de forma positiva.

Nesta área existem algumas características básicas: Intangibilidade, Variabilidade e Simultaneidade

A prestação de serviço que é intangível, seu paciente vai ao consultório onde você oferece uma experiência. Dessa forma acontece a variabilidade, ou seja, nenhum atendimento é igual ao outro, nenhuma experiência é igual a outra. E por fim a simultaneidade, pois a produção e o consumo acontecem em simultâneo. 

Tendo em mente essas características específicas, é possível entender e montar as estratégias adequadas para sua clínica.

2. Mercado de Beleza e a concorrência

O mercado de Harmonização Facial está em crescimento, apresentando números bem generosos. O Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo, pesquisas apontam um crescimento de 5% nos procedimentos estéticos em relação a 2016. 

Com isso houve o crescimento da área Odontológica na estética e procedimentos que vão além do sorriso, dessa forma é comum que aconteça um aumento de profissionais atuando nesse segmento.

A competitividade e a concorrência do mercado odontológico não devem assustar o profissional que precisa adequar e atualizar suas técnicas de divulgação e captação de clientes. A alta competitividade leva à necessidade de expandir suas estratégias para se conseguir novos pacientes.

3. Primeiros passos para aplicar o marketing de resultados

Desenvolver novas estratégias para que seu consultório seja visto em meio a concorrência pode parecer difícil, mas existem alguns passos iniciais que vão te ajudar na hora de montar o seu plano de marketing adequado ao segmento de Harmonização Orofacial. 

3.1 Planejamento 

O primeiro passo é definir seu planejamento. Se questionar: a onde minha empresa quer chegar e qual caminho percorrer para alcançar esse objetivo. Podemos dizer ser a bússola que guia as ações que serão feitas.

O planejamento estratégico é baseado nas estratégias de longo prazo para o alcance do objetivo. Nesta etapa é necessário olhar para o mercado na totalidade e fazer uma análise da atual situação. 

Com os resultados você consegue mapear a realidade do seu consultório e definir as melhores estratégias para a sua realidade. É importante lembrar que um consultório não é igual ao outro, por isso é necessário ter a sua base de dados. 

3.2 Definindo seu público 

Quem é seu público? O que ele deseja que você possa oferecer? Esses são os questionamentos principais na hora de definir sua persona.

É necessário analisar os comportamentos que seu possível paciente tem, além de questões geográficas e demográficas.

Dentro da HOF é fácil identificar que o público padrão são pacientes que buscam saúde, beleza, rejuvenescimento e bem-estar.

Assim, é possível dedicar o foco central nesse público que já apresenta o padrão de se interessar pelo serviço. 

3.3 Estratégias direcionadas ao seu paciente 

A comunicação do seu consultório deve estar integrada ao seu público. Após definir o seu público pense qual a linguagem mais adequada, quais os veículos de comunicação e quais as categorias de campanhas que vão despertar o desejo.

Esse momento é onde você define as técnicas para o seu público se conectar com você, mostrando a semelhança e a humanização da sua marca.  

Além disso, esse é o período de montar estratégias para mostrar o seu diferencial perante os concorrentes. O que você pode dar de exclusivo para seus pacientes? É hora de mostrar!

4. Ética, CFO e visão jurídica.

Como dito anteriormente, o marketing deve andar em conjunto com o código de ética odontológica. Nada mais justo que permitir a divulgação dentro dos limites, pois é a área que o profissional domina. 

O CFO desempenha um importante papel não só para a classe de profissionais de odontologia, mas também para a sociedade. A instituição é a responsável por supervisionar o código de ética odontológico e sua aplicação no exercício da profissão, prezando sempre pela qualidade e respeito junto às pessoas.

Existem leis a respeito da divulgação de serviços na área de odontologia para preservar não só o paciente, como o doutor também. O código de ética permite que todos os meios de comunicação sejam utilizados, porém é obrigatório que a comunicação tenha: o nome e inscrição da pessoa física ou jurídica e o nome do cirurgião-dentista

Áreas de atuação, especialidades, logo, endereço, telefone, vídeos e animações no geral, artigos e posts, tudo isso é permitido perante a lei, porém, é importante ficar atento pois questões como: sorteios, brindes, divulgação de técnicas sem comprovação científica, divulgação de preços, são proibidas pelo CFO.

A questão principal como “antes e depois” é o que gera maior dúvida na área. Em 2019, o CFO publicou a resolução 196/2019 que passou a autorizar a divulgação de “antes e depois” e os autorretratos de tratamentos odontológicos. Porém, existem algumas regras que precisam ser respeitadas e estão especificadas dentro da lei. 

5. Conclusão

O mercado odontológico com especialização no segmento de estética está cada dia mais aquecido, é importante utilizar as estratégias corretas para se sobressair perante os concorrentes. Analisar, planejar, entender para que suas estratégias tenham sucesso e ficar atento ao CFO são questões que devem ter atenção.

Para se aprofundar no assunto recomendamos nosso livro disponível: “Marketing de resultados na Harmonização Orofacial” o livro proporciona ao leitor agregar conhecimentos para a construção de diferenciais no competitivo mercado de Harmonização Orofacial.

Até a próxima!

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